Como escolher o varão

Para escolher o varão da cortina você deverá saber primeiramente o tamanho da sua janela. O varão deverá ultrapassar, no mínimo, 20cm o tamanho da janela, sendo 10cm de cada lado. Recomenda-se 40cm, 20cm de cada lado, caso queira que a cortina escureça mais o ambiente.

Cada cortina anunciada em nosso site possui o tamanho do ilhós nas características. Com este tamanho você saberá qual espessura do varão você deverá comprar: 19mm ou 28mm Ø.

Indicamos, também nas características, a cor do ilhós para combinar com o varão.

Trabalhamos com as medidas de 2 m, 2,50 m, 3 m e 4 m.

Caso você precise de um varão maior do que os que oferecemos, você pode comprar dois e usar a junção entre eles. Se você precisar de fixação para teto, temos os suportes para teto.

Os varões são de aço quando for de cor ou alumínio quando for cromado. Caso precise, você pode serrar usando uma cerra cirtular, também chamda de segueta para adequar ao tamanho que você precisa.

Como escolher a cortina

Você deverá saber primeiramente o tamanho da sua janela para comprar o varão e a cortina com as larguras corretas. Recomenda-se que o varão passe a largura da janela em, no mínimo, 20 cm, sendo 10 cm de cada lado. Ao comprar um varão, saiba o diâmetro de que você precisa. temos varão de 19 ou 28mm Ø.

As medidas informadas em nossa loja é a medida máxima que a cortina franzida cobre o varão. Por ex: Cortina Seda Amassada 2.00 x 1.80m - ela cobre um varão de até 2m e a altura de 1,80m. O tamanho de 2m de largura é o tamanho maximo que a cortina cobre, franzida, o varão. Neste caso você deverá comprar o varão de 2m.

Com relação à altura, se você quiser cobrir do varão até o chão, utilize a cortina de 2,60 metros ou 2,70 metros de altura. Agora, para cobrir apenas as janelas, use as cortinas de 1,80 metro de altura. Além disso, você pode comprar as cortinas de 2,60 metros e 2,70 metros de altura e ajustá-las de acordo com a sua necessidade.
Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão da cortina bem acima dela, caso contrário, a impressão que se terá é de que ela é achatada.
Se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto, instale a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto. Isso trará um bom efeito.
Mas, se você quer deixar o ambiente com uma aparência ampliada, experimente uma cortina comprida. Uma cortina com comprimento longo é mais elegante. Contudo, cuidado para não escolher uma muito comprida, que arraste no chão. Além de ser visualmente desagradável, acumula muito sujeira e prejudica a circulação. Por isso, prefira os modelos longos, porém que apenas toquem levemente o chão. O ideal é que se mantenha o arraste em no máximo 4 cm.  Caso tenha uma muito longa, faça a bainha e resolva o problema.

É importante você saber o tanto de vedação de luz solar que você precisa para cada ambiente. Cada tipo de cortina vedará a luz em uma intensidade. Nas descrições de cada cortina, temos uma régua que indica o nível de escurecimento/privacidade. Esta régua vai de 1, quando escurece pouco até 6, quando escurece muito. Os modelos de Blackout são os que mais escurecem o ambiente.