Para saber a medida ideal de cortina para sua janela é necessário saber, primeiro, o tamanho da janela onde você quer instalar a peça.

Muitos fatores influenciam na hora de escolher a medida adequada, como a distância entre a janela e as paredes que a cercam e o estilo de decoração do ambiente. Nas figuras abaixo, você pode conferir duas sugestões.

 

Sugestão 1: A cortina tem que ser, no mínimo, 30 cm maior que a janela na largura e 45 cm maior na altura. O varão deve ser fixado a 15 cm da parte superior da janela, sendo que o suporte do varão ficará preso à parede a uma distância de 15 cm das laterais da janela e as ponteiras a 5 cm de cada suporte. Dessa forma, quando a cortina estiver instalada, sua parte inferior ficará a, aproximadamente, 25 cm da base da janela.

 

Sugestão 2: Se você pretende instalar suas cortina em janelões, portas de vidro ou de ambientes estreitos, o ideal é uma cortina que ocupe toda a parede.Neste caso, a cortina deve ter a largura da parede e 5 cm a menos de altura da parede, pois a distância do varão para o teto não deve ser inferior a 5 cm, evitando que a cortina encoste no teto. Os suportes do varão podem ser presos às paredes laterais.